Agência Senado
O
Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira (15), foi lembrado por vários
senadores. Além de ressaltarem a importância dessa categoria profissional e o
seu papel estratégico na formação dos cidadãos e no desenvolvimento do país, os
parlamentares centraram suas atenções na necessidade de valorizar o magistério.
Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira (15), foi lembrado por vários
senadores. Além de ressaltarem a importância dessa categoria profissional e o
seu papel estratégico na formação dos cidadãos e no desenvolvimento do país, os
parlamentares centraram suas atenções na necessidade de valorizar o magistério.
Uma das principais queixas diz respeito ao
descumprimento da Lei
11.738/2008, também conhecida como Lei do Piso, que estabeleceu o
salário mínimo profissional para a categoria, válido em todo o país. Vários
municípios e estados brasileiros alegam não possuir recursos para pagar o piso
nacional dos professores, hoje fixado em R$ 1.917,78 por mês (para uma jornada
semanal de 40 horas).
descumprimento da Lei
11.738/2008, também conhecida como Lei do Piso, que estabeleceu o
salário mínimo profissional para a categoria, válido em todo o país. Vários
municípios e estados brasileiros alegam não possuir recursos para pagar o piso
nacional dos professores, hoje fixado em R$ 1.917,78 por mês (para uma jornada
semanal de 40 horas).
Em entrevista ao programa Conexão
Senado, da Rádio Senado, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) disse que
cumprir o piso atual é apenas um passo para a valorização dos professores.
Outros aspectos fundamentais, também previstos pela Lei do Piso, são a adoção
de plano de cargos e salários e a destinação de um terço da jornada de trabalho
para atividades extra-classe, ponderou.
Senado, da Rádio Senado, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) disse que
cumprir o piso atual é apenas um passo para a valorização dos professores.
Outros aspectos fundamentais, também previstos pela Lei do Piso, são a adoção
de plano de cargos e salários e a destinação de um terço da jornada de trabalho
para atividades extra-classe, ponderou.
Vice-presidente da Comissão de Educação, Fátima também
expressou a sua identificação com a profissão, que abraçou há mais de três
décadas:
expressou a sua identificação com a profissão, que abraçou há mais de três
décadas:
— Estou senadora, mas sou professora. Esta é a minha
vida: são mais de 30 anos como professora, sempre com o olhar voltado para a
luta em defesa da educação.
vida: são mais de 30 anos como professora, sempre com o olhar voltado para a
luta em defesa da educação.
Sessão temática
O senador Telmário Mota (PDT-RR) lamentou, em
pronunciamento no Plenário, que a maioria dos estados descumpra a regra de
destinação de um terço da jornada do professor a atividades de planejamento
fora da sala de aula. E defendeu uma sessão temática para discutir os problemas
que hoje afetam os professores.
pronunciamento no Plenário, que a maioria dos estados descumpra a regra de
destinação de um terço da jornada do professor a atividades de planejamento
fora da sala de aula. E defendeu uma sessão temática para discutir os problemas
que hoje afetam os professores.
— Neste Dia do Professor, este Plenário deveria estar
repleto de professores e professoras discutindo conosco os caminhos para tirar
o Brasil da triste marca de 14 milhões de analfabetos. Adianto que solicitei ao
presidente Renan Calheiros que convoque uma sessão temática para discutirmos a
situação dos professores brasileiros. Nessa sessão, discutiríamos a
federalização da educação, plano de cargos e salários, qualidade das escolas,
enfim, tudo que diz respeito à educação brasileira — disse o senador.
repleto de professores e professoras discutindo conosco os caminhos para tirar
o Brasil da triste marca de 14 milhões de analfabetos. Adianto que solicitei ao
presidente Renan Calheiros que convoque uma sessão temática para discutirmos a
situação dos professores brasileiros. Nessa sessão, discutiríamos a
federalização da educação, plano de cargos e salários, qualidade das escolas,
enfim, tudo que diz respeito à educação brasileira — disse o senador.
Aposentadoria
Também no Plenário, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO)
sugeriu que a data seja aproveitada para repensar o papel do professor e as
ações necessárias para valorizar quem se dedica a ensinar. Ele criticou a Medida
Provisória 676/2015, que eleva em cinco anos o prazo de contribuição
previdenciária exigido para a aposentadoria especial dos professores:
sugeriu que a data seja aproveitada para repensar o papel do professor e as
ações necessárias para valorizar quem se dedica a ensinar. Ele criticou a Medida
Provisória 676/2015, que eleva em cinco anos o prazo de contribuição
previdenciária exigido para a aposentadoria especial dos professores:
— Essa proposta, além de prejudicar os professores, ia
contra o artigo 201 da Constituição, que permite a aposentadoria com 30 anos de
contribuição, se homem, e 25 anos de contribuição, se mulher. Foi para
assegurar esse direito que apresentei uma emenda prontamente acatada pelo
relator.
contra o artigo 201 da Constituição, que permite a aposentadoria com 30 anos de
contribuição, se homem, e 25 anos de contribuição, se mulher. Foi para
assegurar esse direito que apresentei uma emenda prontamente acatada pelo
relator.
Exemplo coreano
Romero Jucá (PMDB-RR) observou que valorizar o professor
é parte da revolução que o Brasil precisa fazer na área educacional. Ele citou
a Coreia do Sul como exemplo de nação cuja rede de ensino tornou-se referência
mundial, ao transformar a educação em poderoso instrumento de apoio ao
desenvolvimento e de oferta de igualdade de oportunidades.
é parte da revolução que o Brasil precisa fazer na área educacional. Ele citou
a Coreia do Sul como exemplo de nação cuja rede de ensino tornou-se referência
mundial, ao transformar a educação em poderoso instrumento de apoio ao
desenvolvimento e de oferta de igualdade de oportunidades.
— Se o setor público tem que fazer algo pelos cidadãos e
cidadãs brasileiras, é dar, em todos os aspectos, igualdade de oportunidade. E
isso, na educação, é fundamental — afirmou.
cidadãs brasileiras, é dar, em todos os aspectos, igualdade de oportunidade. E
isso, na educação, é fundamental — afirmou.
Pouco a celebrar
Gleisi Hoffman (PT-PR) elogiou o aumento dos
investimentos em educação no Brasil, mas disse que ainda há muito a fazer,
especialmente quanto à remuneração dos professores.
investimentos em educação no Brasil, mas disse que ainda há muito a fazer,
especialmente quanto à remuneração dos professores.
Já o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que não se
possa celebrar a efetiva valorização dos professores. Para ele, a maioria dos
profissionais da educação continua a receber salários indignos e a enfrentar
condições de trabalho adversas, incluindo a falta de escolas adequadas e a
exposição à violência. Na sua opinião, “não chegará tão cedo o dia em que a
educação se transformará efetivamente em prioridade”.
possa celebrar a efetiva valorização dos professores. Para ele, a maioria dos
profissionais da educação continua a receber salários indignos e a enfrentar
condições de trabalho adversas, incluindo a falta de escolas adequadas e a
exposição à violência. Na sua opinião, “não chegará tão cedo o dia em que a
educação se transformará efetivamente em prioridade”.
Líder do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima (PB) também
reclamou da situação enfrentada pelo magistério.
reclamou da situação enfrentada pelo magistério.
– O que se vê hoje é a escola pública cada vez mais
enfraquecida pela desvalorização do magistério e da crise econômica – discursou
ele em Plenário.
enfraquecida pela desvalorização do magistério e da crise econômica – discursou
ele em Plenário.
Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a importância das
mulheres como profissionais do ensino. Ele mencionou estatísticas que apontam
um total de quatro mulheres professoras para cada professor do sexo masculino,
na educação básica brasileira.
mulheres como profissionais do ensino. Ele mencionou estatísticas que apontam
um total de quatro mulheres professoras para cada professor do sexo masculino,
na educação básica brasileira.
Informações e
vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do
e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206
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