Um áudio e suas interrogações…

Um áudio do prefeito Alan Linhares (PCdoB) que está circulando nas redes sociais, gravado durante a inauguração do posto de saúde do bairro São Cristóvão, em Bacabeira, está repleto de interrogações.

Pra começar, logo no início do áudio, Alan aproveita para atacar indiretamente o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, esposo e principal coordenador da pré-campanha de Fernanda Gonçalo (PMN) líder nas pesquisas até aqui para prefeita de Bacabeira.

20160704_145908

Materiais de construção ainda estão dentro da UBS

Esse posto de saúde só foi inaugurado no dia 30 de junho às pressas, sem ao menos ter sido concluído, por que o prazo para prefeitos candidatos inaugurarem obras terminou no último sábado, dia 02 de julho, e o gestor aproveitou o fim do prazo para ganhar uma publicidade a mais.

Essa obra já vinha se arrastando há anos, e só foi construído graças a um convênio do Ministério da Saúde enviado a Bacabeira, conforme o portal da transparência. Porém, Alan garante que foi metade/metade, pois o recurso que veio do MS não foi suficiente para construir um posto maior.

– “Essa obra foi feita com recursos do MS e da prefeitura, pois os recursos que recebi do MS não daria para construir uma obra desse porte. E como eu gosto de pensar grande, no futuro, resolvi fazer algo maior.” Disse.

Conduto, mesmo inaugurado, o posto está de portas fechadas por que ainda não foi concluído e nem tão pouco equipado. Segundo ele, os equipamentos já foram licitados.

Mas do que adianta inaugurar obra pela metade?

______________ Leia mais:

Outra coisa que o prefeito falou foi que ele havia comprado uma ambulância nova para a saúde do município de Bacabeira, quando, na verdade, a ambulância tipo S10 4×4 que chegou na última sexta-feira, 01, foi fruto de uma doação da VALE, e custou R$ 140.000,00, conforme o blog mostra abaixo:

capture-20160618-162356 capture-20160618-162649Mas o áudio segue e vai deixando muitas dúvidas na cabeça daqueles que ouve. No prosseguimento, Alan diz que está construindo um hospital na cidade de Bacabeira, e que já teria dado início à primeira etapa da obra.

3abfe990-2638-4472-b7a0-292e58f82a0eMas, hospital? Que hospital?

Ah, sim…!

Não existe hospital nenhum. O que o prefeito chama de hospital é, na verdade, uma Unidade Básica de Saúde – com a mesma função e porte de um Posto de Saúde – que está sendo construído ao lado do prédio do IEMA, próximo à delegacia de polícia civil de Bacabeira. Essa UBS também foi uma doação feita pela VALE no valor de R$ 1.119.246,69 que, mais uma vez, o blog mostra o extrato do contrato e a foto da placa que está em frente a obra.

capture-20160618-162834 capture-20160618-163116O blog também faz questão de mostrar documentos, justamente, para que os leitores tirem as dúvidas sobre o que está no áudio e o que é verdade.

Alan continua dizendo que tem trabalhado bastante para dar uma saúde de qualidade ao povo de Bacabeira, e que a cidade atende pacientes de Rosário, de Santa Rita e até de São Luis, por causa da facilidade de consulta.

– De São Luis???

A realidade que acontece na maioria das cidades do estado é bem diferente. Pacientes do interior, o caso de Bacabeira, buscam atendimento na capital São Luis, pois, isso é o que costumeiramente acontece já que Bacabeira possui apenas o básico.

Ouça o áudio abaixo:

 

Deixe uma resposta